quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

TRABALHOS DE GRUPO


No regresso à Escola, neste pequeno segundo período, renovam-se esperanças na conclusão das nossas tarefas académicas e perspectivam-se resultados. Um período pequeno mas intenso e repleto de trabalho para os alunos, com novidades e decisões importantes na definição das classificações nas diferentes disciplinas escolares. A Educação Física não é excepção!
Proponho-vos que se debrucem na elaboração e conclusão de alguns pequenos trabalhos, chamados de "trabalhos de grupo", com uma natureza iminentemente prática, sem deixar, obviamente, uma linha teórica própria para aperfeiçoamento dos mesmos.
A propósito de grupo: inicialmente o trabalho assume uma orientação individual e próprio a cada aluno, seguindo uma apresentação em grupo ao professor, depois de discutidos os resultados que cada aluno apresenta.

Assim, proponho para os alunos das turmas:

7º A - Elaboração de um trabalho escrito e prático sobre a temática dos Jogos Tradicionais. Os alunos, depois de fazerem o download da ficha de trabalho, aplicam um formulário para entrevista e preenchem os campos previstos no documento. Durante o terceiro período lectivo, terão que realizar, experimentalmente, uma apresentação do respectivo jogo, ao professor e à turma.


9º A - Elaboração e aplicação de um esquema de 5 exercícios, de natureza técnico-táctica, para o desenvolvimento do passe/recepção de bola ou finalização, nas modalidades desportivas colectivas abordadas este ano. Os alunos, depois de realizarem o download da ficha de trabalho exemplo, completam a grelha da ficha, preenchendo todos campos previstos no documento. Durante o terceiro período lectivo, terão que realizar, experimentalmente, uma apresentação a partir de uma selecção de exercícios feita pelo professor, aos seus colegas de turma.

A avaliação dos trabalhos assume duas naturezas distintas: teórica, de elaboração dos respectivos documentos (realizada individualmente por cada aluno) e prática, de apresentação do seu trabalho à turma (realizada em grupo).

Os trabalhos escritos, depois de terminados, poderão ser enviados por mail para: pdbpinho@gmail.com

Desejo de um bom trabalho para todos!

Paulo Pinho